I FEMME FEST


O I FEMME FEST é um evento criado para ser o primeiro festival goiano feminino de musica voltado a valorização e inserção das mulheres em todos os meios sociais inclusive o musical, com o intuito ideológico da valorização da mulher no meio artístico. A proposta do evento é disponibilizar um espaço de qualidade para que as garotas música se apresentem com suas bandas em um local público proporcionando a população em geral entretenimento e informação sobre o universo musical feminino, além de evidenciar bandas locais também traz bandas regionais de Goiânia e Brasília favorecendo a troca experiência e o intercambio musical entre as artistas locais e de outras cidades. Além de contar com a produção de um documentário voltado as mulheres no rock durante a realização do evento para registro da primeira edição deste evento.
Sara Lilith.


EDITAIS


Porto Alegre - O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS está com chamada aberta para interessados em participar do Germina.Cciones - I Encontro de Criação Colaborativa do PPGMus.

O evento é aberto à participação de músicos, pesquisadores e agentes culturais cuja atuação profissional aborde processos colaborativos de criação musical ou artística. 

Simultaneamente ao encontro ocorre a Oficina de Criação Compartilhada, que funcionará através de grupos de trabalho previamente formados, para os quais a chamada de interessados também está disponível, de acordo com o interesse de atuação na oficina, a saber: Performance (músicos ou grupos interessados em participar); Composição (compositores convidados a participar da Oficina); Pesquisa; e Ouvinte/observador.

Acontecerá entre os dias 7 e 12 de abril. 
As inscrições podem ser feitas até 3 de março.


Prorrogado para o dia 21 de março, o prazo de inscrições para Programa Cultura Viva no Município de São Paulo.

O local de inscrições permanece o mesmo, a saber, sede da Secretaria Municipal de Cultura - Núcleo de Cidadania Cultural, situada na Av. São João, 473, 9º andar, Centro (Galeria Olido). De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Nos dias 20 e 21 de março, as inscrições serão realizadas entre 10h e 18h.

As organizações já inscritas poderão, caso julguem necessário, incluir novas informações ou documentos nos projetos já entregues, dentro do prazo estabelecido acima.

Dúvidas podem ser enviadas pelo: pontodecultura@prefeitura.sp.gov.br

mais:http://123.us3.list-manage2.com/track/click?u=9873a9a2a0ae731c3a5e91110&id=e39995e350&e=3d8d24b05e

Anima Mundi 2014.

Podem participar filmes realizados em qualquer técnica de animação, nos mais variados suportes de captação, sem restrição de tema ou gênero. 

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas até 17 de março.

mais:http://www.animamundi.com.br/uploads_textarea/files/regulamento_port_final.pdf





Tudo que vicia começa com C


"Tudo que vicia começa com C. Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios. Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê. Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café mas não deixam de tomar seu chimarrão que também - adivinha - começa com a letra c. Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein? E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana. Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade... cinco. Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o "ato sexual", e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura..."

II Eco Feira

Mercado Sul realiza a II Eco Feira
Artistas e artesãos solidários ocuparão Taguatinga com produtos ecológicos, rodas de prosa, oficinas e manifestações culturais

A Tempo Eco Arte e a comunidade artística do Mercado Sul de Taguatinga realizam em fevereiro a II Eco Feira
do Mercado Sul. O evento acontece nos dias 15 e 16 (sábado e domingo) e reúne artesãos e artistas que trabalham com o princípio da economia solidária, da sustentabilidade e da reutilização de resíduos sólidos. Além de um local para exposição e venda de produtos ecológicos, a Eco Feira é um espaço de convívio, diálogo, oficinas, comunicação livre e manifestações culturais.
No sábado (15), a Eco Feira começa às 14h e segue até às 22h, com exposição e venda de móveis, utilitários, instrumentos musicais e decorativos produzidos a partir da reutilização de papelão e saco de cimento. Haverá também troca de roupas, brechó, macramê, mosaicos, banca de poetas (troca de poesia e livros), instrumentos de capoeira, móveis em pallets e perfumes artesanais. À tarde, das 17h às 18h, será realizada uma roda de prosa com histórias sobre a resistência cultural Mercado Sul.

As apresentações culturais começam às 18h, com palco aberto para interveções artísticas puxado pela contadora de histórias Sabrina Falcão. A partir das 20h, se apresentam os Brincadeira Boa (chorinho) e Som de Papel (música regional), grupos que utilizam instrumentos feitos com materiais reutilizados. A programação cultural se estende até domingo, a partir das 10h, com o mímico Abder Paz, oficina de jardinagem para crianças e almoço colaborativo. Para fechar, haverá roda de capoeira e samba de roda com o Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola.


Programação

Sábado (15/02)
  • 14h às 22h: Eco Feira (móveis, utilitários, instrumentos musicais, decoração, troca de roupas, macramê, mosaicos, banca dos poetas)
  • 17h às 18h: Roda de Prosa – Histórias sobre a resistência cultural Mercado Sul
  • 18h às 19h30: Palco aberto e intervenções artísticas de Sabrina Falcão
  • 20h: Brincadeira Boa (Chorinho) e Som de Papel (Música Regional)
Domingo (16/02)
  • 10h: Apresentação de Mímica com Abder Paz
  • 10h30: Oficina de jardinagem com as crianças
  • 13h: Almoço colaborativo
  • 15h: Roda de Capoeira e Samba de Roda (Grupo de Capoeira do Semente do Jogo de Angola)

Sobre Mercado Sul
Caminhando historicamente com a cidade, o Mercado Sul de Taguatinga foi construído na década de 50, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do DF. Abandonado, foi aos poucos sendo ocupado e revitalizado pelos moradores, pelos trabalhadores e pelo movimento cultural. Como forte exemplo de resistência cultural, o Mercado é conhecido por muitos como Beco da Cultura. Atualmente, o legado se renova com o Espaço Cultural Mercado Sul e outros grupos autônomos que compartilham ideiais fincados na economida solidária, na sustentabilidade, na educação e cultura popular, na comunicação livre e na arte como instrumento de transformação.

SERVIÇO
II Eco Feira do Mercado Sul de TaguatingaDias: 15 e 16 de fevereiro de 2014
Local: Beco do Mercado Sul
Endereço: 
QSB 12/13, Bloco B – Mercado Sul, Avenida Samdu, Taguatinga Sul
Informações: 
61 9998.7271 – tempoecoarte@gmail.com – www.tempoecoarte.com.br
Entrada: 
Franca

Dicas de Oportunidades







Cultura gaúcha se despede da Nico Nicolaiewsky

A comunidade cultural gaúcha amanheceu de luto nessa quinta-feira (06): morreu o ator e músico Nico Nicolaiewsky. O corpo do artista será velado no saguão do Theatro São Pedro, onde há 29 anos Nico interpretava o personagem Maestro Pletskava no espetáculo Tangos e Tragédias.

O secretário de Estado da Cultura lamentou mais esta perda para a cultura do estado. “Ele foi, antes de tudo, um grande músico e um grande homem de cultura. Sua trajetória mais evidente foi com Tangos e Tragédias, e seu nome sempre estará associado a esse espetáculo que encantou sucessivas gerações e que, felizmente, ficou perenizado em meios audiovisuais; mas Nico Nicolaiewsky tinha, por ele mesmo e individualmente, como músico e ser humano, um valor intrínseco e absoluto, e é essa integralidade que hoje o Rio Grande chora e enaltece”, afirmou.

Nascido em Porto Alegre em 9 de junho de 1957, Nico Nicolaiewsky começou a estudar piano aos 13 anos de idade. Em 1978 foi um dos fundadores do musical “Saracura”, que se tornou dos mais importantes grupos de música urbana do Estado.

Junto com Hique Gomez, criou em 1984 a comédia musical “Tangos & Tragédias”. A temporada de verão do espetáculo se tornou tradicional em Porto Alegre com apresentações que iniciaram em 1987 e seguiram até 2014 no Theatro São Pedro. Neste ano, por causa da doença de Nico, foram realizadas somente quatro apresentações, de 9 a 12 de janeiro.

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/02/cultura-gaucha-se-despede-da-nico-nicolaiewsky/

AO MESTRE COM CARINHO


Imagem
Quando te conheci ainda era uma adolescente descobrindo meu caminho, minha identidade negra e nestas buscas te conheci, te conheci galante, falante, sorridente no bar do marinho, ainda era na rua da república naquela garagem, onde trocávamos ideias e cantávamos musicas diversas, sempre regadas a uma ceva bem gelada ou um vinho tinto seco. Depois fomos nos encontrando pelos bares da cidade baixa e assim um dia eu que apenas escutava sua voz a noite lhe vi num show tocando sopapo.
Até então não tinha me ligado o que era o Sopapo e nem que eras um mestre, guardião desta arte. Tinha momentos que nem conversávamos, só nos cumprimentávamos e seguíamos nossos caminhos, mas já sabendo que nos encontraríamos dali a diante.
Aos poucos a gurizada também foi te redescobrindo e fazendo vídeos, entrevistas e valorizando o que a sociedade teimava em invisibilizar.
Fazedor da cultura no Rio Grande do Sul, conhecido pelos pagos da América Latina e os dalém mar, me ensinou tudo o que sei sobre o instrumento, sua origem, nossa ancestralidade e principalmente seguir com fé naquilo que acreditamos e assim seguimos.
Hoje, Olorum te chamou, o Rio Grande chorou, mas como tu próprio dizia: “NÃO ME VENHAM COM CHORO QUANDO MORRER, QUERO ALEGRIA, QUERO OS SOPAPOS TOCANDO PARA SEGUIR MEU CAMINHO”.
Mestre Giba Giba, sua persistência não foi em vão, continuas o guardião da nossa cultura afro-brasileira do sul do país espraiada pelo mundo afora e os sopapos cada vez que forem tocados terá um pouco de tua voz melódica nos ensinando que o maior valor nesta vida é preservar a memória de nossos antepassados.
Até Mestre.

Leila Negalaize 

RESULTADO PRELIMINAR DOS EDITAIS PALMARES 25 ANOS


Divulgados os resultados preliminares dos Editais Palmares 25 anos: 1º Imagens da Memória e 3º Ideias Criativas. Foram habilitados 324 propostas (3º Ideias Criativas: 238 e 1º Imagens da Memória: 86) para projetos que buscam a valorização da presença histórica da população negra no Brasil e na promoção da resistência cultural negra. De acordo com os editais, os candidatos poderão interpor recursos no prazo de até 5 (cinco) dias corridos a contar de hoje, 04 de fevereiro de 2014, por meio dos formulários disponíveis nos links abaixo. Acesse:http://goo.gl/4iswxH

III Seminário Políticas para Diversidade Cultural - 26 a 28/05 - Salvador/BA


O III Seminário Políticas para Diversidade Cultural acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2014. O evento traz como novidade a apresentação de trabalhos acadêmicos ou não acadêmicos que sejam analíticos e reflexivos sobre temas da diversidade cultural. O Seminário vai discutir os temas ligados à diversidade, especialmente aqueles relacionados às políticas públicas e à implementação da Convenção da UNESCO para Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. É organizado pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA/UFBA), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil, será realizado entre 26 e 28 de maio de 2014 em Salvador/BA. Submissão de trabalhos Para submeter trabalhos no III Seminário Políticas para Diversidade Cultural (Salvador/ BA), o interessado deve preencher o formulário disponível no endereço: http://diversidadecultural.org/submissao-de-trabalhos/ . Os trabalhos poderão ser submetidos a partir de 30 de janeiro de 2014 até o dia 10 de março de 2014, às 23h59. A submissão de trabalhos, bem como a participação no Seminário são inteiramente gratuitas. Informações: politicasparadiversidade@gmail.com

I CONFERENCIA MUNICIPAL DE POVO DE TERREIRO DE PORTO ALEGRE

I CONFERENCIA MUNICIPAL DE POVO DE TERREIRO DE PORTO ALEGRE SERÁ NO DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2014 AS 9 DA MANHA NO AUDITORIO DOS CORREIOS E TELEGRAFOS . INICIANDO AS ETAPAS MUNICIPAIS E REGIONAIS DA CONFERENCIA ESTADUAL QUE DEVERÁ ACONTECER DE 20 A 23 DE MARÇO E TEM A EXPECTATIVA DE RECEBR 500 DELEGADOS DO POVO DE TERREIRO DE TODO O ESTADO E 250 CONVIDADOS E OBSERVADORES DO ESTADO E DO BRASIL. VENHA CONSTRUIR ESTE MOMENTO HISTÓRICO E PIONEIRO NO BRASIL CONOSCO.
( Baba Diba de Yemonjá)

EDITAIS


Feira da Música 

de Fortaleza . 


Para bandas, músicos, ideias, projetos e realizações em formatos livres, podendo contemplar outras linguagens artísticas além da música.

Inscrições até 30 de março. 

mais: http://feiradamusica.com.br/inscricoes2014/



III Salão 

Xumucuís de Arte

 Digital


abre chamada pública para receber inscrições de exposições a serem realizadas em março. 


Com o tema é “Mídias Selvagens”, busca mais do que uma exposição, tem como intenção discutir o espaço da arte contemporânea em plataforma tecnológica em Belém, na Amazônia e no Brasil, onde as obras transcendem o espaço expositivo convencional e se integram e transformam o cotidiano.

Podem participar artistas que saibam relacionar suas obras ao meio – seja ele real ou virtual.

As inscrições vão até dia 09 de março e terá uma premiação nacional e outra para artistas da região.

mais: http://salaoxumucuisdeartedigital.wordpress.com/