TEIA DF 2014

Imagem inline 1
-- PROGRAMAÇÃO
 Dia 29 de março de 2014
 Das 08:00 - credenciamento e entrega de material
09:30hs Mostra Artística Ponto de cultura PROJETO GARATUJA (FloreScER (trecho) dança
Das 10h às1230h – abertura do I Fórum, com a presença de autoridades – Leitura e aprovação do Regimento
Das 12:30h às 14:00h almoço
Das 14:00h às 16:00h grupos de Trabalho
 16hs as 16:30hs cortejo : Ponto de cultura Tamnoá (Tambores do paranoá 10 anos) Cultura popular

16:30hs (Exemplos de Bastião) Ponto de cultura Invenção Brasileira
 Das 17:00h às 17:30h coffe break
  Das 17:30h às 19:00h plenária (com debate e aprovação das resoluções dos GT’s)
 19:00h Ponto de cultura Cooperativa Brasiliense de Teatro
“Benedito dito abençoado “ Teatro
 
Encerramento dia 29/03
 20:00h: Mostra Artística Ponto de Cultura Congo nya (Unificação Geral )música

  Dia 30 de março de 2014
 Das 9:00h às abertura
  09:30h Mostra Artística Ponto de cultura ASSOCIACAO ARTÍSTICA MAPATI 
(OS SALTIMBANCOS MUSICOS DE BREMEN )  Teatro 
 Das 10:30 Proposta para edital para novos pontos de cultura ( Léo Hernandes)
 às 12:30h – Plenária Final
 Das 12:30h às 14:00 – almoço
 Das 14:00h às16:00 – Eleição dos Delegados para a Teia Nacional e escolha do representante da Rede Distrital dos Pontos de Cultura
 Das 16:00h às 17:00 - Coffe Break
 17:00h Mostra artística Pontão Escola Viva (“O Romance do Vaqueiro Benedito”.) 
Cultura popular 
 ás 17:30h – Encerramento

18:30  Mostra Artística Ponto de cultura menino de Ceilândia (Orquestra Popular Menino de Ceilândia) Música 
 Mostra de artesanato – Dias 29 e 30/03,  das  9h às as 20hs 

Projeto de Cultura Digital juntaDados

Uma nova revisão da distribuição GNU/Linux, voltada para produção audiovisual, juntaDados foi disponibilizada. Entre as principais novidades do GNU/Linux juntaDados 5.0.4 estão a atualização para o Debian GNU/Linux 7.4.0 (Wheezy), uma nova versão do editor/gravador de áudio Ardour 3.5.357, a ferramenta de modelagem/criação 3D Blender 2.70 trazendo muitas novidades, o LibreOffice 4.1.4 mais estável, o navegador web Firefox 28 e o leitor de e-mail Thunderbird 24.4.0, além de uma nova versão do kernel Linux (3.13.6) com o escalonador de processos BFS 0.446 e o escalonador de E/S BFQ-v7r2.

Estamos trabalhando para que os Pontos de Cultura e entidades culturais em geral cadastrados no Mapa da Cultura (https://mapadacultura.org/entidade_equipamentos/new) recebam algumas cópias enviadas pelo correio.

Download do espelho no juntaDados

64 Bits
http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/5.0.4/juntaDados-5.0.4-amd64.iso

32 Bits
http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/5.0.4/juntaDados-5.0.4-i386.iso

Download do espelho no Estúdio Livre

64 Bits
http://estudiolivre.org/files/juntadados/5.0.4-amd64/juntaDados-5.0.4-amd64.iso

32 Bits
http://estudiolivre.org/files/juntadados/5.0.4-i386/juntaDados-5.0.4-i386.iso

Compartilhe e Contribua usando o Torrent

64 Bits
http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/5.0.4/juntaDados-5.0.4-amd64.torrent

32 Bits
http://juntadados.org/sites/default/files/juntadados/5.0.4/juntaDados-5.0.4-i386.torrent

O que é?

Um sistema operacional livre e completo baseado nas ideias e ideais do projeto GNU e da FSF e que tem como objetivo simplificar e facilitar as atividades de produção audiovisual dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão e Cultura Digital. Esta distribuição possui as principais ferramentas para produção de conteúdo de áudio, vídeo, imagem e texto escolhidas através de levantamento feito em Pontos de Cultura e ações de Inclusão Digital.

Observação

Esta distribuição é uma customização do Debian GNU/Linux 7.4.0 (Wheezy) com pacotes do SnowLinux. Todos os códigos fontes estão disponíveis nos repositórios do Debian. Esta imagem é iso-hybrid e pode ser gravada em uma mídia de DVD e/ou Pendrive (usando o WinDD ou dd). Aconselhamos o uso de uma pendrive para maior performance e comodidade no uso no modo live ou para a instalação.

Dúvidas e Sugestões nos envie um e-mail: juntadados@juntadados.org

Nos siga na Rede Social Livre Diaspora*: https://diaspora.juntadados.org/u/juntadados

Conheça e se Cadastre no Mapa da Cultura Brasileira: https://mapadacultura.org/

Venha fazer Escambo com o juntaDados: http://escambo.org.br/profile/juntadados

Teia Nacional da Diversidade 2014 acontecerá em Natal

veja editais

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail


Natal sediará em 2014 um dos mais importantes eventos culturais do país: a Teia Nacional da Diversidade 2014. O evento acontecerá de 19 a 24 de maio e tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

A Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade. O evento vai acontecer no campus universitário da UFRN.

Nesta quinta-feira (06), o Diário Oficial da União (DOU) traz publicados três editais referentes à Teia: um de chamada pública de cadastro e dois de processos seletivos (cadastro de propostas de marca oficial e cobertura colaborativa de comunicação).

As Chamadas de Cadastramento para participação na Teia Nacional da Diversidade 2014 estão disponíveis para visualização no site, e as inscrições abrem oficialmente dia 06 de março e vão até 07 de abril, preferencialmente pela internet. A documentação obrigatória deverá ser preenchida e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura (SalicWeb), sistema de inscrição disponível no link sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Já os interessados na cobertura colaborativa de comunicação devem se cadastrar até 25 de março, exclusivamente pela internet, no mesmo link. Para as propostas de marca, o prazo para o cadastramento é 25 de março.


Confira abaixo todos os documentos sobre a Teia



ANEXOS


ANEXOS



ANEXOS


4 - SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO ÀS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA: Clique e acesse o SalicWeb

Lei Cultura Viva RS, de autoria da Dep. Ana Affonso em debate no Seminário Internacional "Cultura Viva Comunitária e as Cidades - um panorama Latino-Americano", em Novo Hamburgo. O Projeto de Lei é uma das maiores expressões do processo de descolonização, de colonização do mundo sistêmico pelo mundo da vida.

Lei Cultura Viva RS, de autoria da Dep. Ana Affonso em debate no Seminário Internacional "Cultura Viva Comunitária e as Cidades - um panorama Latino-Americano", em Novo Hamburgo. O Projeto de Lei é uma das maiores expressões do processo de descolonização, de colonização do mundo sistêmico pelo mundo da vida.

I Jornada de Lutas das Mulheres de Santa Maria

A 1ª Feira Preta do Museu Treze de Maio, que acontece dentro da I Jornada de Lutas das Mulheres de Santa Maria, tem como proposta estabelecer o diálogo e a reflexão, com diversos setores e movimentos sociais organizado, em relação às questões de Gênero e Raça. O espaço será livre para manifestações artísticas voltadas para a cultura negra contemporânea que normalmente não estão presentes nos grandes circuitos culturais de Santa Maria, ao mesmo tempo que pretende provocar uma reflexão sobre o espaço que a cultura negra tem ocupado dentro da sociedade brasileira. A programação inclui o lançamento do website do Museu Treze de Maio, Exibição de Curtas e Longas, Rodas de Conversa, Música Negra, Performances de Artes e Apresentações Musicais. Alguns empreendedores e artesãos também levarão seus produtos para comercialização. Borá lá!!!
 

Cursos Profissionalizantes PRONATEC Economia Solidária no QUILOMBO DO SOPAPO

PRONATEC
Acontecerão no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo 02 cursos profissionalizantes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), realizado pelo Governo Federal em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, com a Guayí, com a Rede de Economia Solidária e Feminista e com o Ponto de Cultura. 
Serão ofertados dois cursos: Editor de Vídeo e Editor de Projeto Visual e Gráfico. As inscrições estão abertas e podem ser feitas presencialmente no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, mediante preenchimento de ficha de inscrições. O início das aulas está previsto para dia 07 de abril/2014, na Casa do Cristal (Av. Capivari, nº 602 – Bairro Cristal – Porto Alegre – RS). 
Alunos e professores contarão com os espaços técnicos pedagógicos do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo para a realização dos cursos. A formação conterá em sua ementa temas relacionados à Economia Solidária, Economia Criativa, Gestão de Direitos Autorais e os temas técnicos específicos de cada área do curso.
Antes de increver-se, fique atento às informações e requisitos para ingresso no curso.
Seguem mais informações sobre os cursos ofertados:

 CURSO EDITOR DE VÍDEO
CARGA HORÁRIA: 160 horas.

LOCAL: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Avenida Capivari, nº 602 – Bairro Cristal – Porto Alegre – RS.

TURNO: Tarde.

DIAS: Terças, Quintas e Sábados.

HORÁRIOS: 14 às 18h.

REQUISITOS: Ensino Fundamental Completo

 CURSO EDITOR DE PROJETO VISUAL E GRÁFICO
CARGA HORÁRIA: 180 horas

LOCAL: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Avenida Capivari, nº 602 – Bairro Cristal – Porto Alegre – RS.

TURNO: Noite.

DIAS: Segundas, Quartas e Sextas.

HORÁRIOS: 18 às 22h.

REQUISITOS: Ensino Médio Completo
CONTATOS
E-mail: quilombodosopapo@gmail.com
Telefones: (51) 3398.6788 e 3398.0602. Atendimento a partir das 14:30h.
Redação: Leandro Silva | Fotos: Reprodução da Internet

PL Cultura Viva RS

Colegas de atuação no/do Cultura Viva,

Segue, , o PL Cultura Viva RS, de autoria da Deputada Estadual Ana Affonso (PT - Presidenta da Comissão de Educação e Cultura da AL-RS), apresentado em dezembro de 2013.

O Pl é resultado de duas Audiências Públicas realizadas no ano passado, sendo construída em um Grupo de Trabalho envolvendo Comissão Estadual de Pontos de Cultura, Secretaria de Cultura do RS, Conselho Estadual de Cultura e Regional Sul do MinC. Parte das contribuições do Pl Cultura Viva (de autoria da Dep. Federal Jandira Feghali, PCdoB-RJ), contando com especificidades.

Neste ano, serão realizadas 8 Audiências Públicas para debater o PL, em diferentes regiões do RS.

Em diálogo com a Deputada, sugerimos que seja realizado um debate na Teia Nacional da Diversidade 2014, com ambos os PL's em tramitação nos Legislativos.

Abraço,

João Pontes
Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural
Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul
(51) 3288.7536 / 7519 / 7520 / 7522 / 7501
 
 

Lançamento de mais um livro do Adelsin "Barangandão Barulhinho"


ATO SOMOS TODAS CLAÚDIAS

O RACISMO viola a humanidade das pessoas negras no Brasil! O racismo autoriza que sejamos assassinadas/os diariamente! O racismo justifica a indiferença perante as nossas dores e os nossos gritos por cidadania!

Isso tudo, porém, não nos cala, nem nos imobiliza!
Brigaremos, gritaremos, lutaremos e existiremos até que esse esquema de injustiça seja desmontado!

Em nome da memória e da honra de Cláudia da Silva Ferreira e de outras das nossas, estaremos juntas/os, por nós, por amor, no dia 25 de março (terça), na praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Conic), a partir das 17h!

Contra o racismo, daremos mais um passo à frente!

#somostodascláudias #contraoracismo #contraogenocídiodapopulaçãonegra #conic #25demarço

Panorama das Culturas Populares e Tradicionais no Distrito Federal

Panorama das Culturas Populares e Tradicionais no Distrito Federal
Projeto realiza censo do Artesanato, Circo e Culturas Populares para a publicação de um catálogo e realiza, a partir deste sábado, dia 22 de março, rodas de conversa no Gama, São Sebastião, Paranoá, Taguatinga, Planaltina e Brazlândia.

Participe das rodas de conversa e ajude a definir o panorama de atuação dos grupos e comunidades das culturas populares e tradicionais no Distrito Federal e melhorar as políticas públicas para o setor:
·         22/03. 10 às 12h - Espaço Semente (Quadra 12, Lote 6, Loja 1, Setor Central). Gama
·         23/03. 10 às 12h – Biblioteca Comunitária do Bosque (Av. 2 – Quadra 18 – casa 16 - Balão Central do Bosque). São Sebastião
·         26/03. 19 às 21h – Casa Viva (Quadra 02, Conj. B, Casa 28). Paranoá
·         27/03. 19 às 21h – Invenção Brasileira (QSB 13 - Bloco B - Loja 5. Mercado Sul). Taguatinga
·         05/04. 10 às 12h – Museu Histórico e Artístico (Pça. Cel. Salviano Monteiro Guimarães, s/n, Setor Tradicional). Planaltina
·         06/04. 14 às 16h – Centro de Convivência do Idoso (CCI, ao lado do Lago Veredinha). Brazlândia

Programa-se para o evento de encerramento, que apresentará o resultado da pesquisa através de debates, oficinas, apresentações artísticas, feira gastronômica e de negócios.
·         17 e 18/05. 09 às 22h – Casa do Cantador (QNN 32 - Área Especial G - Ceilândia Sul). Ceilândia

Participe da pesquisa respondendo a um dos formulários em anexo (de acordo com sua área de atuação) e preenchendo a autorização de uso de imagem. Favor enviá-los para culturapopulardf@hotmail.com
Mais informações, entre em contato pelo fone 61 3321.9922 (Carolina).

Teia Nacional da Diversidade 2014 acontecerá em Natal; veja editais

Natal sediará em 2014 um dos mais importantes eventos culturais do país: a Teia Nacional da Diversidade 2014. O evento acontecerá de 19 a 24 de maio e tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

A Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade. O evento vai acontecer no campus universitário da UFRN.

Nesta quinta-feira (06), o Diário Oficial da União (DOU) traz publicados três editais referentes à Teia: um de chamada pública de cadastro e dois de processos seletivos (cadastro de propostas de marca oficial e cobertura colaborativa de comunicação).

As Chamadas de Cadastramento para participação na Teia Nacional da Diversidade 2014 estão disponíveis para visualização no site, e as inscrições abrem oficialmente dia 06 de março e vão até 07 de abril, preferencialmente pela internet. A documentação obrigatória deverá ser preenchida e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura (SalicWeb), sistema de inscrição disponível no link sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Já os interessados na cobertura colaborativa de comunicação devem se cadastrar até 25 de março, exclusivamente pela internet, no mesmo link. Para as propostas de marca, o prazo para o cadastramento é 25 de março.


Confira abaixo todos os documentos sobre a Teia



ANEXOS


ANEXOS



ANEXOS


4 - SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO ÀS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA: Clique e acesse o SalicWeb


EDITAL MJ

Para conhecimento.
 

Pessoal,

Informamos que a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e a UNESCO publicaram os cinco editais de fomento a pesquisa sobre classificação indicativa. Os editais fornecem recursos para projetos de pesquisa sobre as principais temáticas centrais de classificação indicativa, apoiando com verbas o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de:

  • Problematização dos desafios regionais de implementação de política nacional de classificação indicativa;

  • Impactos biopsicossociais dos conteúdos audiovisuais na população infanto-juvenil e a percepção dos alertas da classificação indicativa em crianças, adolescentes e pais;

  • A classificação indicativa nos tribunais: elementos jurídicos da política;

  • Identificação dos impactos de mídias, como jogos de RPG, eletrônicos e aplicativos, no desenvolvimento de crianças e adolescentes

  • Redes de governança colaborativa, accountability e transparência

Podem participar dos editais: centros e institutos de pesquisa com interesse no tema da classificação indicativa, sendo que o prazo de execução das pesquisas é de 6 meses. Cada edital terá um projeto selecionado.

Para saber mais sobre o edital:
 
No site do Ministério da Justiça:

No portal colaborativo:
 
No site da UNESCO:

Lembramos que a inscrição deve ser feita EXCLUSIVAMENTE no site da UNESCO.
Pedimos atenção aos prazos!!! E apoio na divulgação.

Paulo Abrão

TEIA NACIONAL


A TEIA Nacional já está em plena vapor no tocante a sua organização. Para maior envolvimento dos fazedores culturais do Brasil, a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do RN elaborou esse pequeno informativo para tirar algumas dúvidas e contribuir com a divulgação da nossa TEIA que acontecerá em Natal/Rio Grande do Norte no período de 19 a 24 de maio. Para maiores informações acesse os links:


 
www.cultura.gov.br ou www.funcern.br

Participe e contribua para o desenvolvimento da Cultura Brasileira

Orçamento do Pará reservou R$ 0,02 por mulher em 2013

Vinícius Lisboa
Da Agência Brasil, no Rio

13/03/201411h14

O orçamento executado pelo Estado do Pará em políticas para mulheres em 2013 ficou pouco acima dos R$ 60 mil, o que gerou uma média de R$ 0,02 por mulher no Estado, divulgou nesta quinta-feira (13) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na Estadic (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - Perfil dos Estados Brasileiros). Com o maior investimento, cerca de R$ 21,7 milhões, Pernambuco  atingiu R$ 4,61 por mulher.
Outras unidades da federação tiveram a média por mulher menor do que R$ 1: Tocantins (R$ 0,13), Piauí (R$ 0,11), Ceará (R$ 0,15), Rio Grande do Norte (R$ 0,18), Paraíba (R$ 0,58), Bahia (R$ 0,80), Espírito Santo (R$ 0,70), Rio de Janeiro (R$ 0,12), Rio Grande do Sul (R$ 0,64) e Mato Grosso (R$ 0,20).

Outra comparação feita pelo IBGE foi sobre o valor investido nas políticas do setor, tomando-se como base cada R$ 1 milhão do orçamento. Também nessa base de comparação, o Pará teve o pior resultado, com R$ 0,65 do orçamento executado para cada R$ 1 milhão do PIB, seguido pelo Rio de Janeiro, que executou R$ 2,05 na mesma comparação. Os maiores valores foram registradas em Pernambuco, com R$ 197,18, e Alagoas, com R$ 95,87.

As políticas de promoção à igualdade de gênero são tema de uma secretaria exclusiva em 11 unidades da federação, e, em outras dez, são um setor subordinado a outra secretaria. Em quatro casos, o tema ocupa uma secretaria juntamente com outro setor, e, em três, é um setor subordinado diretamente à chefia de govermo.

A pesquisa também mostra que o Brasil tem 421 delegacias especializadas no atendimento à mulher, mas Distrito Federal, Rondônia, Amazonas e Roraima têm apenas uma. No total, 206 estão na Região Sudeste e 125 em São Paulo. O país conta ainda com 110 núcleos especializados de atendimento à mulher nas delegacias comuns, sendo 34 deles no Distrito Federal e 34 no Rio Grande do Sul.

Apesar da importância das informações sobre a violência contra a mulher, como mostra a pesquisa, não há levantamento de mulheres sofrendo violência nos serviços especializados de Segurança Pública nos estados da Paraíba, de Sergipe, do Espírito Santo e de Mato Grosso. No caso de Rondônia, Pernambuco, Sergipe e São Paulo, o levantamento não é feito pelos serviços especializados da rede de saúde estadual. Em relação ao tipo de violência sofrida, os serviços especializados de Rondônia, Pernambuco, Sergipe e do Distrito Federal não contabilizam os dados.
 
 
 Abertura do Fórum de Pontos de Cultura do Espírito Santo.
 
 
 
 Pedro Vasconcellos, Fabio Carvalho, Maurício Silva, Leonor Araújo, Pai Lula, Rosana Franco e Durval Uliana.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Delegação capixaba eleita para a Teia da Diversidade 2014.

várias