III ENAC

REALIZAÇÃO:
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Departamento de Terapia Ocupacional
Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural
Fórum de Ciência e Cultura
Ministério da Cultura
Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – MinC
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
APOIO:
ONG Mais Diferença
Núcleo Pró- Cultura Acessível – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Agência Nacional do Cinema, Ancine
Escola de Gente – Comunicação em Inclusão
          O Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural- ENAC é uma iniciativa do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional e pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro em conjunto com o Ministério da Cultura. Em sua terceira edição, a proposta do Encontro é aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível.
          Em 2013, o I ENAC aconteceu como evento de inauguração da primeira turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. Na ocasião, foi realizado também o III Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais promovido pelo Núcleo Pró-Cultura Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, com quem foi firmada uma parceria visando iniciar a construção de uma rede de formação em acessibilidade cultural no país. Junto a esses eventos, realizamos a I Conferência Livre de Acessibilidade Cultural que articulou delegados e apresentou 90 propostas para III Conferência Nacional de Cultura, aprovando entre outras, a meta 3.18 como prioritária do eixo III. Em maio de 2014, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte através do Setor de Acessibilidade, Secretaria de Educação a distância da UFRN, realizamos o II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural e o IV Seminário Nacional de Acessibilidade Cultural, pautando a cidadania cultural das pessoas com deficiência no TEIA da Diversidade – Encontro Nacional dos Pontos de Cultura.
           Em 2015, o III ENAC volta a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro no âmbito da segunda turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ. Potencializando a continuidade das ações em rede, socializando conhecimentos e experiências, mobilizando parceiros, articulando e pautando as políticas públicas culturais, o III ENAC está com programação ampliada, incluindo seminários, rodas de conversa, grupos de trabalho, reuniões políticas entre outras atividades. Dentre suas atividades, o III ENAC promoverá também discussões sobre temas específicos no Seminário Acessibilidade Cultural e Audiovisual, refletindo a crescente relevância do tema para esta que é uma das principais vertentes das Indústrias Culturais e Criativas, ICC, e no Encontro Acessibilidade, Terapia Ocupacional e Cultura, que discutirá o perfil do terapeuta ocupacional em relação à ações e iniciativas que mobilizam e favoreçam a promoção e a institucionalização da cidadania cultural.
           O III ENAC acontecerá entre os dias 12, 13 e 15 de maio de 2015 no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CBAE, e no dia 14 de maio no auditório da Agência Nacional do Cinema, Ancine.
Confira a programação do III ENAC:
Dia 12 de maio, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CBAE:
Políticas públicas, Pontos de Cultura, Produção Cultural
• Mesa de abertura
• Políticas Públicas Culturais Inclusivas e Acessíveis: Diretrizes e Cenários
• Desafios da Política de Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência no Plano Nacional de Cultura e no Plano Viver sem Limites
• Pontos de Cultura e Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência
• Cultura acessível sob ótica de artistas e produtores culturais com deficiência
Dia 13 de maio, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CBAE:
Academia, Redes de Formação, Linguagens e Tecnologia
• Experiências Universitárias de Acessibilidade Cultural
• Acessibilidade Cultural – Rede de formação e Pesquisa em Acessibilidade Cultural
• Audiovisual e Acessibilidade
• Linguagens de Produtos Culturais Acessíveis
• Tecnologia e comunicação em Libras
Dia 14 de maio, Agência Nacional do Cinema, Ancine:
Seminário Acessibilidade Cultural e Audiovisual
• Mesa de abertura
• Realização e acessibilização do audiovisual
• Políticas públicas de acessibilização do audiovisual
• Iniciativas de acessibilização do audiovisual
• Demonstração de cinema acessível
Obs: Clique aqui para vídeo da programação
do seminário com recursos de acessibilidade
Dia 15 de maio, Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CBAE:
Encontro Acessibilidade, Terapia Ocupacional e Cultura
• Mesa de abertura
• Acessibilidade, mediação e tecnologia sociocultural em Terapia Ocupacional
• Interculturalidade e Terapia Ocupacional
• Movimentos urbanos, identidade cultural e Terapia Ocupacional (auditório CBAE)
• Terapia Ocupacional, formação e gestão em processos culturais
• Encaminhamentos para a pauta da formação em Terapia Ocupacional e Cultura
• Indefinidamente Indivisível – Pulsar Cia de Dança, 12 de maio às 19h30, Salão CBAE
Este espetáculo da Pulsar Cia. de Dança traça um roteiro de possibilidades e variantes. Bolas infláveis permitem que os corpos vivenciem a transformação e a imprevisibilidade do tempo e do movimento. O risco permanece, pois o erro é a parte viva do acerto: abre para o que pode vir a ser.
• O Búfalo – Aline Gomes, 13 de maio às 18:30hs, Salão CBAE
Criada a partir do conto homônimo de Clarice Lispector, O Búfalo, se baseia na lógica sensorial das pessoas cegas ou com deficiência audiovisual. A obra foi criada e é interpretada por Aline Gomes, atriz, diretora teatral, pedagoga e Especialista em Acessibilidade Cultural, formado pela turma de 2013.
Sessão de Pôsteres
• A Sessão de Pôsteres tem por objetivo socializar os Trabalhos de Conclusão de Curso, TCC, dos alunos da primeira turma do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, que aconteceu em 2013.
Outras atividades
• Jantar as Escuras – 13 de maio às 19hs, Sala CBAE






MAIS INFORMAÇÕES Sobre o III ENAC,  Uma Iniciativa Conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e fazer Ministério da Cultura,  no site < enac3.wordpress.com > e  na  page no Facebook < facebook.com/enac3.2015 > .

Nós, da Organização do ENAC,  Agradecêmos SUA Participação Como fazer Parceiros evento e Contamos com su a Colaboração  em SUA  Divulgação.

Por favor, confirmem recebimento Desta Mensagem e avisem Caso Haja Problema na visualização do insecto Eletrônico.  

No enciosamente ,
OSVALDO EMERY
Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo - RRRJ-ES


V Fórum de Incentivo à Cultura. Crisciúma (SC)

No dia 13 de maio Próximo, uma Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic / MinC) realizará, em Criciúma (SC), o V Fórum de Incentivo à Cultura. Destinado a Produtores, Agentes Culturais, Profissionais da cultura e Ao Interessado Público, o evento debaterá, temas Entre os Outros, Mecanismos de incentivo e Linguagens Artísticas SUAS, Vale-Cultura e Números dos Incentivos fiscais.
Realizado em Parceria com a Fundação Cultural de Criciúma, o evento oferecerá consultoria individualizada also a Projetos em fase de aprovação, Execuções OU Prestação de Contas.