IV Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras,

Dirigida por Armando Daudt, a ND Comunicação é uma empresa voltada para a elaboração, produção e divulgação de bens e produtos culturais que tenham a cultura popular brasileira – em especial a cultura afro-descendente – como tema.

Reforçando os objetivos propostos em suas três primeiras edições, a ND Comunicação tem o orgulho de apresentar o IV Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras, que pretende contribuir para a promoção da cultura de raiz afro-brasileira, dando continuidade aos debates sobre integração racial no Brasil de hoje.

O projeto irá apresentar, mais uma vez, um Seminário, espetáculos de música e dança e oficinas culturais, que darão ao público carioca uma mostra da herança cultural que o povo de origem africana legou a nosso país.

O Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras será realizado de 25 a 30 de janeiro de 2011, com ENTRADA FRANCA para todos os eventos. Espera-se que, com o sucesso também de sua quarta edição, o Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras se consolide como o maior festival do gênero e entre definitivamente para o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Festival

Haroldo Costa, Armando Daudt e Milton Gonçalves

O Festival Afro é composto de três eventos integrados:

          Seminário “Inserção e Realidade”

      Com o objetivo de discutir a história, a cultura e a realidade dos cidadãos afro-descendentes em nossa sociedade, será realizado o Seminário Inserção e Realidade, no auditório da Academia Brasileira de Letras, no Centro, de 25 a 27 de janeiro, às 17h, com a participação de jornalistas, pesquisadores, personalidades da cultura afro-brasileira e público interessado. O seminário, que terá três mesas-redondas, será coordenado pelo ator e diretor Milton Gonçalves e
irá enfocar temas significativos e atuais no contexto da cultura afro-brasileira.

          Espetáculos de Música e Dança

      O Festival Afro terá apresentações de doze grupos musicais, autênticos representantes da diversidade cultural afro-brasileira, representada por ritmos como samba, jongo, congadas, lundu, afoxé e muitos outros. A direção artística dos espetáculos será do escritor e produtor musical Haroldo Costa, uma das maiores autoridades em matéria de música e cultura afro-brasileira. As apresentações de música e dança serão realizadas no Teatro SESC Ginástico, no Centro, de 27 a 30 de janeiro de 2011, sempre a partir das 19h.
    
      Oficinas Culturais

      Como em suas edições anteriores, as oficinas culturais que serão oferecidas no Festival Afro têm o objetivo de promover a aproximação e a interação entre artistas e o público. Nelas, os artistas convidados falarão sobre suas origens, sua cultura e suas influências, além de divulgar o seu trabalho e interagir com o público presente, que poderá participar de “aulas” de música, dança, percussão, pintura, artesanato e outras. As oficinas serão realizadas de 27 a 30 de janeiro de 2011, nos jardins do Museu da República, no Catete.

O projeto Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras pretende divulgar para todo o Brasil a noção de uma raça “brasileira”, fruto do pluralismo e da miscigenação, além de popularizar a cultura e as manifestações artísticas nascidas da fundamental contribuição cultural que o povo africano legou ao nosso país.

Ficha técnica

Direção Geral: Armando Daudt | Direção Artística: Haroldo Costa |
Coordenação de Seminário: Milton Gonçalves | Direção Musical: Ruy
Quaresma | Texto/Comunicação: Armando Daudt Neto | Produção Musical:
Tereza Quaresma | Produção das Oficinas: Carla Maia | Produção do
Seminário: Camila Santo | Identidade Visual: Mary Paz | Programação
Visual: André Carneiro | Iluminação: Fernanda Mantovani | Sonorização:
Zeca Winicki | Registro Videográfico: Rodrigo Daudt | Assessoria de
Imprensa: Bia Lima | Assistentes de Produção: Jander Souza e Leandro
Soares | Administração e Controle: Antônio Carlos Conde | Realização:
ND Comunicação Ltda.

0 comentários :