Se desejar somente pesquisar o catálogo e acessar as obras disponíveis digitalmente (on-line), utilize a opção “Busca” sem a necessidade de login e senha.
Se desejar somente pesquisar o catálogo e acessar as obras disponíveis digitalmente (on-line), utilize a opção “Busca” sem a necessidade de login e senha.
CIO DA TERRA, O FILME - 2010 from ciodaterra on Vimeo.
A Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura – MinC, lançou na ultima sexta-feira (10), o edital para formação de agentes de leitura, que atuarão em Salvador e mais 47 municípios baianos. O edital selecionará 572 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação.
Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.
As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.
As inscrições serão gratuitas e encerram-se em 31 de janeiro de 2011. Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031
O Ibase trabalha para a formação em Economia Solidária de trabalhadores(as) de todo o Brasil. O projeto “Implementação de Estratégia Nacional de Formação em Economia Solidária”, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e a Cáritas Brasileira, com patrocínio da Petrobras, compreendeu a produção de quatro cartilhas e um vídeo de forma participativa, refletindo questões práticas das atividades em Economia Solidária.
“O nosso projeto é inovador porque é muito participativo, baseado em experiências concretas de Economia Solidária no Brasil, como, por exemplo, a Justa Trama, uma cadeia produtiva de algodão orgânico. Propomos uma formação que permita aos trabalhadores enxergar sua própria atividade de uma maneira nova e mais integrada a outros empreendimentos e ao território”, afirma Eugênia Motta, pesquisadora do Ibase.
A ideia do projeto partiu da possibilidade de apoiar os Centros de Formação de Economia Solidária (CFES), um para cada uma das cinco regiões do país e um nacional, na produção de material com conteúdo sobre redes e cadeias solidárias. A ideia foi reforçada pelo envolvimento do Ibase com o desenvolvimento do Cirandas, um sistema na internet de integração da Economia Solidária (http://cirandas.net/)
Em produção
Em setembro, quatro CFES (Nordeste, Sul, Sudeste, Centro Oeste) e consultores de instituições colaboradoras — responsáveis por levantamentos de experiências em Economia Solidária pelo Brasil — se reuniram no Ibase para a definição do conteúdo e do formato das cartilhas que serão utilizadas em oficinas regionais de formação em Economia Solidária.
O material audiovisual está sendo produzido em parceria com o Raízes em Movimento, grupo sociocultural que atua no Complexo do Alemão, potencializando o capital social da região. As imagens estão sendo capturadas por trabalhadores dos empreendimentos econômicos da região — que participam do projeto “Adubando Raízes Locais”, tocado pelo Raízes com patrocínio da Petrobras. O audiovisual será utilizado como instrumento provocativo nas oficinas regionais de formação.
Fonte: Ibase
Da UNESCO*
De forma lúdica, ferramenta multimídia também fornece informações sobre o tratamento e cuidados da síndrome.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, lançou um jogo eletrônico para a prevenção do HIV e AIDS entre os jovens.
Segundo comunicado da agência, o objetivo da ferramenta é fornecer informações precisas e confiáveis sobre o vírus e, ao mesmo tempo, educar de uma forma divertida.
Viagem
O jogo permite viajar por cinco continentes, com visitas virtuais a alguns patrimônios culturais da Unesco. O programa também permite acessar imagens e fatos interessantes relacionados aos lugares visitados.
O público-alvo consiste de jovens entre 16 e 24 anos ou mais. Segundo a Unesco, os adolescentes têm dificuldade para conversar sobre temas relacionados ao HIV com adultos.
A agência diz que a timidez dos pais e a falta de informações precisas também dificultam o diálogo.
A Unesco já começou a desenvolver um segundo jogo eletrônico para a prevenção do HIV e AIDS.
*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Biblioteca das Alternativas |
Leia aqui balanços, avaliações e análises do processo FSM e de seus eventos globais. Veja também textos sobre a conjuntura e o movimento antiglobalização neoliberal. ● Textos sobre o processo FSM e eventos ● Balanços sobre os eventos globais do FSM (2001 a 2006) ● Textos sobre conjuntura e movimento anti-globalização neoliberal |
O que são Direitos Autorais e Intelectuais, o que é a Diretoria de Direitos Intelectuais, competências, estrutura e contatos
Sobre Direitos Autorais e Direitos Intelectuais
26 de outubro de 2010
Inscrições no período de 26 de outubro à 10 de dezembro de 2010.
Esse edital foca a seleção de projetos de iniciativas culturais de livrarias de pequeno e médio porte que busquem desenvolver programações culturais voltadas à promoção do livro, leitura e literatura. O objetivo é fortalecer as livrarias e fomentar a sua atuação como mediadoras e promotoras do livro e da leitura através de seminários, colóquios, saraus literários,encontro com autores, rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de produção textual, entre outras dessa natureza.
Confira aqui o edital.
MinC lança concurso de estímulo à gestão coletiva de Direitos Autorais com inscrição até 1º de dezembro.
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais/Diretoria de Direitos Intelectuais, lançaram na sexta-feira, dia 15 de outubro, o Concurso Público de Estímulo à Gestão Coletiva de Direitos Autorais. As inscrições ficam abertas de 18 de outubro até 1º de dezembro de 2010.
O edital visa fomentar a implementação ou modernização operacional de entidades de gestão coletiva de direitos autorais. Essa ação visa promover redução dos custos operacionais, aumento na arrecadação relativa a direitos autorais e distribuição mais justa e eficaz com um significativo impacto na economia da cultura, em vários segmentos culturais.
Serão premiados até 3 (três) projetos, que receberão o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada um. Para se inscrever, os proponentes deverão apresentar os seguintes documentos segundo o edital:
a) Formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido e assinado pelo representante legal da entidade;
b) Declaração de observância do item 3.2, devidamente assinada (Anexo II);
c) Plano de Negócios conforme item 4.4;
d) Cópia simples do cartão do CNPJ da instituição proponente ou comprovante de inscrição e de situação cadastral, emitido
na página eletrônica da Receita Federal.
e) Cópia simples do estatuto da entidade, registrado em cartório;
f) Cópia simples da última ata de eleição, registrada em cartório;
g) Cópia simples do regimento interno da entidade, se houver; e
h) Outros materiais que comprovem as realizações do proponente, como impressos, reportagens jornalísticas, portfólio etc.
Somente serão aceitas as inscrições enviadas pela Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, por meio de SEDEX, com documentos impressos para o seguinte endereço:
CONCURSO PÚBLICO DE ESTÍMULO À GESTÃO COLETIVA
DE DIREITOS AUTORAIS
Ministério da Cultura
Secretaria de Políticas Culturais (SPC)
Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI)
Esplanada dos Ministérios, Bloco B – 2º andar
70068-900 – Brasília / DF
Confira o edital na íntegra e seus anexos:
Edital – Gestão Coletiva – Versão final
Anexo I Publicado no Observatório dos Editais
Anexo II Publicado no Observatório dos Editais
Anexo III Publicado no Observatório dos Editais
Inscrições no período de 25 de outubro à 10 de dezembro de 2010.
O edital visa a premiação de iniciativas na área de artes visuais, em 4 (quatro) categorias, em todo o território nacional, conforme segue:
Categoria A: BIBLIOTECAS BÁSICAS DE ARTES VISUAIS
Premiação para a instalação ou a ampliação de bibliotecas com acervo composto por títulos referentes à formação para as artes visuais.
Categoria B: PERIÓDICOS E REVISTAS SOBRE ARTES VISUAIS
Premiação de iniciativas de publicação de periódicos e revistas sobre artes visuais, ou sua manutenção, nas versões impressa e/ou digital.
B.1 Módulo mídia digital.
B.2 Módulo mídia impressa ou impressa e digital.
Categoria C: PESQUISA DE ACERVOS ARTÍSTICOS (OBRAS DE REFERÊNCIA)
Premiação de iniciativas de pesquisa, mapeamento e documentação, para a elaboração de publicação impressa e em mídia digital, com a finalidade de resgatar acervos, arquivos e legados, em geral, e de difundir a memória da obra de artistas brasileiros falecidos.
Categoria D: PRÊMIO DE ARTES PLÁSTICAS MARCANTONIO VILAÇA
Premiação de iniciativas destinadas à aquisição de obras representativas das artes visuais brasileiras, por parte de instituições museológicas nacionais ou de artistas, para a disponibilização em exibição pública, em reconhecimento à atuação destas instituições em suas áreas de influência e/ou à qualidade do trabalho desses artistas, no campo das artes visuais.
O resultado esperado com esta ação pública é o reconhecimento e o estímulo às iniciativas que contribuem, de forma exemplar, para a promoção da organização sistêmica do campo das artes visuais e a valorização das linguagens artísticas visuais nacionais, por meio de sua pesquisa, informação, formação, produção e circulação.
Confira aqui o edital.
O evento é gratuito e haverá certificado.
Abraços a todos,
Denise Camargo, curadora do projeto
No shopping, percebeu o segurança te acompanhando?
Na loja, os atendentes te trataram com descaso ou foram agressivos?
O caixa desconfiou dos seus documentos ou do seu cheque na hora do
pagamento?
Venha debater discriminação no ambiente de Consumo
11 de novembro de 2010 – quinta-feira
14 horas
Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”
Páteo do Colégio, 184 - térreo
Centro – São Paulo - SP
Seminário Nacional de Educação Quilombola
Dias 9 e 11, debates com educadores e especialistas sobre as especificidades e diretrizes da educação voltada para as populações de quilombos.
Aos profissionais de imprensa que desejem mais informações, segue contato da Comunicação Social da SEPPIR: (61) 3411-3696/3670, seppir.imprensa@planalto.gov.br
A biblioteca do Fórum Social Mudial é um projeto que existe desde 2001, com o objetivo de reunir e divulgar os temas debatidos no processo Fórum Social Mudial. Esta iniciativa, só foi possivel durante todos esses anos por ser um projeto colaborativo, ou seja, construído a partir de diferentes parceir@s e colaborado@s. O Ponto de Cultura Biblioteca do Fórum Social Mundial, conveniado em 2005 pela entidade proponente Movimento Paulo Freire, foi devolvido pela mesma, ao Ministério da Cultura no ano passado (2010). Infelizmente essa entidade não conseguiu cumprir com o objetivo do Projeto e não permitiu que outros colaboradores o executassem no período de vigência do referido convênio. Pelo contrário, o projeto e as ações a qual o projeto se propunha, conforme descrito no plano de trabalho do mesmo, foram sistematicamente substituídos por despesas como aluguel e manutenção de um espaço que não realizava o seu proposito, conforma contatado no relatório da Consultora GEPRO/SCC/MinC, Patricia Del Claro, relatos de colaboradores e da comunidade em que a sede do Ponto de Cultura estava localizado. Porém, na intensão de seguir como Ponto de Cultura, apto a participar de editais, encontros e votações na CNdPC, o Coletivo Biblioteca do Fórum Social Mundial, por meio desta, indica abaixo @s nomes dos componentes Conselho Gestor que dá andamento aos objetivos propostos pelo projeto.
Intituições do Conselho Gestor
1. Vitória Régea ( e Rep. Estadual dos PC do RS) - Dna.Marly ,
2. Acarmo LBT Negritude - Leila Lopes (CNPC - Mobilização e Titular GT Gênero)
3. Mulheres Unidas pela Esperança - Vitória
4. Mosaico de Livros - Jeferson ,
5. Rede Mocambos - PC,
6.Cirandar - Piqui,
7.Ação Griô - Zé do Rio,
8. Catarse - Valentin,
9.Agave - Jessica,
10.Afrosul – Paulinho e Iara
11. Central única dos Trabalhadores – CUT RS
Como se diz por aí, poderia estar roubando ou matando, mas estou aqui somente para pedir-lhe que contribua com a campanha de arrecadação de livros de prosa e poesia que serão doados a moradores de Boa Vista e de quatro comunidades indígenas do Território da Cidadania das áreas indígenas São Marcos e Raposa-Serra do Sol – Roraima.
Um livro basta. O material sera entregue em abril e maio, durante a realização do projeto Caminhada Arteliteratura, selecionado pela Funarte na Bolsa de Circulação Literária 2010.
Os livros vão complementar a entrega de uma cesta literária formada por 15 publicações de autores roraimenses. A intenção é que a iniciativa fortaleça e amplie as bibliotecas escolares ou comunitárias já existentes nas comunidades indígenas.Como parte deste projeto, o Coletivo Arteliteratura Caimbé realizará rodas de leitura nas comunidades, complementadas com sessões de artes plásticas e repasse de técnicas de produção de massa de modelar caseira. As atividades serão gratuitas e abertas a todas as idades.
BOA VISTA - 20% dos livros arrecadados serão destinados à implantação de uma biblioteca comunitária no bairro Jardim Caranã, zona oeste de Boa Vista, no mesmo endereço onde funciona a Casa Cultural do Coletivo Caimbé, na rua Z, número 76. A previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre deste ano, beneficiando a comunidade da região.
Dito tudo isso, espero a sua contribuição.
Se for o caso, me liga que vou pegar (9111-4001).
Temos dois pontos de arrecadação em Boa Vista:1. Livraria Saber, na avenida Major Willians,Centro (ao lado da panificadora Goiana)
2. Centro Multicultural da Orla Taumanan, rua Floriano Peixoto, Centro.
Qualquer coisa, manda por Correios que eu recebo tudo aqui:
Edgar Borges
Rua da Gravioleira, 556, Paraviana, Boa Vista, RR
69307-230
Conto com sua colaboração. Um livro basta, repito.
Abraços e um fantastico 2011, cheio de prosa, poesia e muitas conquistas.
P.S.: sem querer ser chato, neste momento vamos dispensar as doações de revistas velhas e livros didáticos.
|
Organizada pela SEDH e Cinemateca, Mostra percorrerá 20 cidades brasileiras
Realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção da Cinemateca Brasileira, a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul comemora cinco anos em 2010, exibindo 41 filmes de dez países da América do Sul. Inicialmente exibida em quatro cidades, a quinta edição da Mostra será apresentada, ao todo, em 20 cidades brasileiras, quatro a mais que na edição anterior. A primeira cidade a receber os filmes foi Fortaleza, no dia 8 de novembro, e a última será Belo Horizonte, onde a exibição de filmes será feita até o dia 19 de dezembro. Cada cidade tem período de exibição específico.
Com entrada gratuita para todos os filmes, a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul também apresenta sessões com áudiodescrição e closed caption, o que auxilia e garante o acesso a pessoas com deficiência visual e ou auditiva.
A coordenadora da Mostra, Christiana Freitas, explica que o evento “pretende difundir as temáticas dos Direitos Humanos por meio da linguagem cinematográfica, com temas como valorização da pessoa idosa, inclusão das pessoas com deficiência, garantia dos direitos da criança e do adolescente, população de rua, saúde mental, igualdade de gênero, diversidade sexual, preconceito racial, liberdade religiosa, acesso à terra, direito ao trabalho decente, inclusão social, direito à memória e à verdade, entre outros”.
Ainda segundo ela, essa quinta edição da Mostra consolida uma experiência de ação de educação em Direitos Humanos prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos.
As obras participantes estão divididas em três seções: Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.
Informações sobre os períodos de exibição e a programação da mostra são encontradas no site do evento: http://www.cinedireitoshumanos.org.br.
Essa é mais uma dica do ótimo Open Culture: uma lista com 200 filmes livres de copyright.
O acervo é incrível. Dá para passear pela história do cinema com obras de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Roman Polanski, Francis Ford Coppola, Jean-Luc Godard e David Lynch, só para citar alguns.
Alguns títulos listados são restritos aos americanos, como Dr. Strangelove (Dr. Fantástico), de Stanley Kubrick (o filme é uma cortesia do Netflix). Mas esses são minoria. A maior parte dos filmes está disponível sem nenhuma restrição.
O OpenCulture ainda lista alguns bons lugares para garimpar filmes livres.
Divirta-se: http://www.openculture.com/freemoviesonl…Histórias Cantadas
Ana Paula Rodrigues Stock
Porto Alegre-RS
Mês de novembro
Propõe realizar intervenções lúdicas e dois espetáculos musicais infantis para alunos de escolas públicas e Pontos de Cultura da cidade de Porto Alegre, com as canções do Projeto Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs, que possuem temáticas relacionadas à cultura afro-gaúcha. Propõe ainda a produção de um conteúdo multimídia (áudio, vídeo, texto e foto) que dê visibilidade para o reconhecimento da importância da cultura afro-gaúcha na formação da identidade da criança.
Não precisa ser correntista no banco. É só entrar neste site
http://www.lerfazcrescer.com.br
Fazer o pedido. São 04 livros que chegam em sua casa em até 45 dias.
Biblioteca Social Mundial iniciou-se em outubro de 2001 visando formar uma biblioteca de alternativas em diversas línguas, nos temas que respeitem a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial.
No ano de 2004 a Biblioteca do Fórum Social Mundial, tornou-se um Ponto de Cultura, através do programa Cultura Viva do MINC.