"Histórias Cantadas"

*Salve Ponteiro, Pontinhos, Griôs e gurizada,

É com grande prazer que convidamos crianças de 5 a 90 anos de idade para o
espetáculo "Histórias Cantadas" (em Porto Alegre - RS) *

Os espetáculos acontecem no dia 19/11 no Ponto de Cultura Afrosul Odomode,que  realizará atividades durante todo o mês em comemoração ao dia 20 de novembro, e no dia 26/11 na Casa Brasil integrado às atividades de comemoração de 3 anos de aniversário da Casa. Ambos serão ambientalizados com um cenário contendo elementos visuais lúdicos trazidos nas canções do repertório. As canções são resultado da pesquisa realizada ao longo desde ano pela Ação Tuxaua Ḧistórias Cantadas da Infãncia dos Mestres Griôs" SCC/MinC


O projeto Histórias Cantadas realizará intervenções lúdicas e dois espetáculos musicais infantis com canções do Projeto Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs para crianças do ensino fundamental da rede pública e de Pontos de Cultura de Porto Alegre. As canções que farão parte do repertório possuem uma linguagem direcionada ao público infantil e trazem temáticas com reinterpretações da cultura popular afrogaúcha.

As intervenções lúdicas acontecerão nas escolas do entorno dos Pontos de Cultura, onde um músico e Mestre farão a divulgação dos espetáculos nas salas de aula através de convites musicados. Serão disponibilizados 80 convites para crianças de jardim, 1ª e 2ª séries do ensino fundamental, alunos especiais e 10 para adultos de cada escola, contando ainda com o público que frequenta regularmente os Pontos para o dia do espetáculo.


Todas as atividades musicais realizadas serão registradas, culminando na produção de conteúdo multimídia (áudio,  vídeo, texto e foto) que dê visibilidade para o reconhecimento da importância da cultura afrogaúcha na formação da identidade da criança.

Este Projeto foi contemplado pelo Edital de Ideias Criativas 2010 - Dia Nacional da Consciência Negra, da Fundação Cultural Palmares/MinC.