Encontro em Moçambique debaterá liderança feminina na Capoeira

Cartaz Capulana.JPG


Encontro em Moçambique debaterá liderança feminina na Capoeira
Professora da UFBA e Mestra de Capoeira
levará experiência feminina brasileira ao evento
Incentivar a participação das mulheres nos mais variados espaços sociais é um desafio presente nas agendas políticas de gestores e gestoras que debatem os rumos do desenvolvimento com equidade, mas debater o protagonismo feminino em organizações culturais é algo que necessita de algum deslocamento, sobretudo se levarmos em conta a abrangência destas mudanças nas redefinições de traçados territoriais, ou até mesmo comerciais.

É com esta reflexão que professora da Faculdade de Educação (UFBA) Rosangela Costa Araújo, a Mestra Janja participará, no período de 2 a 4 de dezembro, do Encontro Capulana Capoeira: experiências femininas em liderança cultural, que acontecerá em Maputo, Moçambique. O Encontro, que é organizado pelo Governo da Cidade de Maputo, através da Direção da Educação e Cultura/ casa da Cultura do Alto-Maé, em parceria com  núcleo moçambicano do Instituto Nzinga de Capoeira Angola (Brasil-África) e a Balaio Cultura & Arte (Moçambique), reunirá capoeiristas e mulheres que desenvolvem papéis de destaque em organizações culturais, moçambicanas e de outros países africanos, promovendo intercâmbio entre as convidadas e debate sobre o acesso da mulher à posições de liderança.

Reconhecimento – Historiadora, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre  e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Rosângela Costa Araújo, Mestra Janja, é uma das personagens mais conhecidas no mundo da capoeiragem, tendo dedicado quase 30 anos de sua vida à Capoeira. O Instituto Nzinga de Capoeira Angola, criado por ela, é a primeira organização da Capoeira Angola fundada por uma mulher, “em situação de autonomia plena”, ressalta.
Juntamente com a mestra Paulinha (Paula Barreto) e mestre Poloca (Paulo Barreto) esta organização hoje conta com núcleos nas cidades de Salvador, São Paulo e Brasilia, no Brasil, além de Maputo (Moçambique), Cidade do México (México), Londres (Inglaterra) e Marburg (Alemanha), realizando atividades conjuntas à exemplo do site, da Orquestra Nzinga de Berimbaus, do projeto ginga Mulleke e da Revista Toques D’Angola. Como marcos destas atuações, além das lutas anti-racistas e anti-sexistas, a formação integral do e da capoieirista que supere a do jogador de capoeira.