Fórum dos pontos de cultura do RS elege novos representantes

Manhã de domingo no Centro Cultural José Pedro Boéssio, Centro de São Leopoldo. A plenária final do Teia RS 2012 – Encontro da Diversidade Cultural Gaúcha é como se fosse mesmo uma teia. Um emaranhado de pontos que se costuram sobre o espaço da arte e da educação. E mesmo que esse tecer possa, às vezes, parecer natural, é complexo o tecido de pessoas e relações que se prendem ou se ligam umas às outras, sob o mesmo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, apoiado também por municípios e estados. Com as trocas, as conversas, os debates e as discussões dos últimos três dias é possível perceber que algumas vezes é também teia de fios frágeis ou cordas pesadas, conforme a experiência que se tenha dentro dessa rede.
Aqui, o intercâmbio ultrapassou a fronteira geográfica do país. Diego Benabib, da Rede de Pontos de Cultura da Argentina, compartilhou na abertura do dia a experiência do programa de pontos de cultura do país vizinho. Lá, o projeto tem um ano e meio, e atualmente abrange 100 pontos de cultura, que até o final deste ano devem chegar a 250. Participou para conhecer um pouco do acúmulo de vivências e ações que o Brasil já produziu com esta iniciativa, que há oito anos promove a democratização e a descentralização da cultura.
No dia de ontem (17) os representantes elaboraram mudanças no regimento interno da rede, que foi aprovado hoje (18) por unanimidade. Depois, foi a vez dos grupos de trabalho apresentarem um resumo de suas reflexões e propostas. Estavam organizados em Ação Griô; Cultura Digital e Comunicação Comunitária,que apresentou uma proposta para criação de um programa com a produção dos pontos de cultura, a ser exibido em TVs públicas; Conselho Gestor; Escola Viva / Espaços Físicos; Economia Solidária da Cultura; Diversidade e Prevenção à Violência; Políticas Públicas de Cultura para a Juventude e Redes.
Logo em seguida nomeou-se a comissão eleitoral, composta por um representante de cada região: Valter Carneiro (Ceca – São Leopoldo), Metropolitana; Jonathan de Souza (Focu – Santa Maria), Centro; Rômulo Lupatini (Atêlie Permanente Dança – Alegrete), Fronteira; Zé dos Rios (Griô – Caxias), Serra; Lucíola Belfort (Kanhgág Járe – Ronda Alta), Norte; Miguel Isoldi (Furg – Rio Grande), Sul.
Cada região apontou também seus representantes: Metropolitana – Marcos – Ponto ASPA (titular) e Maria Cristina – Estado Maior da Restinga (suplente); Centro – Paulo Tavares – Focu (titular) ; Fronteira – Eliane – Cavaleiros Especiais (titular) e Lori – Bilbioteca Missioneiros (suplente); Serra – Mestre Brasil – Capoeira Cultura que Une (titular) e Tom – UAB Cultural (suplente); Norte – Andila Inácio ( Kanhgág Járe) (titular) e Lucíola Belfort (Kanhgág Járe) (suplente); Sul – Letícia – Axé Raízes (titular) e Edison Souza – Barra Viva (suplente).
Então os três candidatos para assumirem os cargos de representação se apresentaram. Com votação aberta, os ponteiros elegeram como representante estadual para os próximos dois anos Leandro Anton, do Quilombo do Sopapo, com 23 votos. Ana Paula Stock, da Biblioteca do Fórum Social Mundial, com 15 votos, foi eleita suplente. Célia Pereira, do Artestação teve ainda 9 votos.
Entre o que passou e o que virá
Dia também de balanços para Marly Cuesta. A representante que termina seu mandato agradeceu ao apoio do escritório regional do MinC, aos mestres e griôs, a alguns ponteiros e também a colaboração de pontos de cultura, mas fez críticas a representantes regionais que, segundo ela, a abandonaram durante sua gestão. “A duras penas nós realizamos. Junto com o governo estadual fizemos nossa plataforma cultural. Nunca deixamos de resolver as demandas. Agora vamos exigir na Comissão Nacional que elejam pessoas comprometidas com os grupos de trabalho.” Ela ainda destacou a ideia de desenvolver a economia solidária nos pontos e conclamou a se organizarem para participar e aproveitar o que chamou de “herança” da Copa do Mundo de 2014.
Já o representante estadual eleito, Leandro Anton, afirmou que sua gestão “vai ser diferente”, pediu a presença junto dele da ponteira suplente e de todos os representantes regionais, destacando que deve ser uma gestão de participação e decisões coletivas. “A rede é que precisa ser convidada para os espaços, e não apenas os representantes. Quem esteve presente no último fórum sabe das dificuldades que tivemos para chegar até aqui”, disse o coordenador do Quilombo do Sopapo, que ao lado dos colegas fez questão de mostrar que sua intenção é de que a próxima gestão tenha muitos rostos. Sucinto, disse estar preocupado em construir o futuro da rede e não ficar apegado às frustrações com os erros ou problemas do passado. Sobre a participação dos pontos de cultura nos eventos da Copa do Mundo, Leandro defendeu com firmeza uma posição contrária a de Marly: “Nos interessa a festa da diversidade cultural brasileira e não a Fan Fest da Fifa, que comete atrocidades em nome da Copa”.
Carta das comunidades de matriz africana
O poeta Zé dos Rios leu uma carta vinda da reunião do Colegiado de Culturas Populares, que se reuniu em evento paralelo, com contribuições para um documento final do Teia RS, destacando a urgência de se ampliar e aprofundar os conceitos de “tradicional” e “popular”, referentes às manifestações culturais, a fim de contribuir com a elaboração das políticas públicas. Também a responsabilidade em apresentar em instâncias regionais e nacionais a carta em defesa do Patrimônio Imaterial das Comunidades de Matriz Africana, em especial a moção em defesa da Gruta de Oxum (município de Guaíba) e Pedra de Xangô, que no Teia foi reconhecida e apoiada pela assinatura de 82 entidades presentes ao encontro.
Abraço coletivo
Coube ao anfitrião do Teia, Pedro Vasconcelos, Secretário Municipal de Cultura de São Leopoldo e Margarete Moraes, representante da Regional Sul do MinC fazerem os agradecimentos e saudações finais. E em nome da cultura, da diversidade que suplanta diferenças, todos confraternizaram abraçados, dançando em roda ao canto bonito e emocionado da kaingang Andila Inácio, e depois numa cantiga de roda puxada por Vander de Paula, aprendiz de griô do ponto De Olho na Cultura, de Alvorada.
O Teia RS 2012 – Encontro da Diversidade Cultural Gaúcha, dos Pontos de Cultura do Estado, produtores culturais, artistas populares e locais aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e teve também em sua programação shows, mostras artísticas e oficinas. Foi realizado com apoio da Fundação Universidade do Rio Grande – FURG, Secretaria Estadual de Cultura do RS e Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

0 comentários :