Seminário Nacional do Programa Cultura Viva-Redesenho

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) realizará, nos dias 6 e 7 de dezembro, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  o Seminário Nacional do Redesenho do Programa Cultura Viva. O evento acontecerá na sede do Ipea( Setor Bancário Sul- Quadra 01 – bloco J), em Brasília e contará com a participação de representantes de pontos de cultura de todo o país, além de gestores públicos da área de cultura.
O Seminário integra o plano de trabalho do Redesenho do Programa Arte, Cultura e Cidadania – Cultura Viva, conduzido em parceria com o Ipea, e que teve como objetivo atender a uma necessidade de readequação e realiamento para mudar o patamar de controle e desempenho do Cultura Viva.
“O objetivo do Redesenho é conseguirmos uma melhoria dos processos de controle e desempenho e qualificar os resultados do Cultura Viva, aumentando sua estabilidade, efetividade, eficácia e autorrenovação”, informa a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.
O Seminário debaterá os resultados parciais do processo de redesenho que começou com a elaboração de um diagnóstico do Programa a partir das pesquisas avaliativas do Ipea e dos relatórios de auditoria realizados pela Controladoria-Geral da União. Além das pesquisas documentais, o processo do redesenho incluiu a realização de uma série de reuniões temáticas com o Grupo de Trabalho do Programa Cultura Viva e de diálogos virtuais com as redes de pontos e pontões.
Dentre as propostas apresentadas para o redesenho estão o desenvolvimento da tipologia dos Pontos e Pontões e a elaboração de sistema de monitoramento, acompanhamento e avaliação do Programa. Também constam da proposta do redesenho, a produção de uma cartilha contendo orientações sobre os procedimentos corretos à prestação de contas, e de um registro organizado dos processos, editais e relacionamento com os pontos e pontões.
Além dos debates, o Seminário Nacional do Redesenho do Programa Cultura Viva terá ainda apresentações culturais de Pontos de Cultura do Distrito Federal, como o do Grupo Teatro Mamulengo Presepada que fará a abertura e o encerramento do evento no dia 6 e do Ponto de Cultura Congo Nya. O período da tarde do segundo dia (7) será dedicado à reunião final do GT do Redesenho para discussões, encaminhamentos finais e avaliação. As recomendações dos participantes serão sistematizadas e anexadas ao relatório final do GT Cultura Viva.
No dia 8, a partir das 8 horas, os integrantes da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, se reunirão ainda no Ponto de Cultura Mapati (707 Norte, Bloco K, Casa 5) para analisar o processo do redesenho do Programa Cultura Viva.
(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)
Confira aqui a Programação.
O Seminário será transmitido via streaming.
Confira aqui o link de transmissão que estará aberto 30 minutos antes do início do evento.
O link também poderá ser acessado nas redes sociais da Secretaria: @culturaviva, @diversidademinc, Facebook da SCDC.
Serviço:
Seminário Nacional do Programa Cultura Viva-Redesenho
Data
: 6 e 7 de dezembro de 2012
Horário: 9h às 18h
Local:  Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) – (Setor Bancário Sul, Quadra 01 – bloco J -Ed. BNDES – auditório do subsolo)
Subsídios para debates no Seminário

0 comentários :