Se desejar somente pesquisar o catálogo e acessar as obras disponíveis digitalmente (on-line), utilize a opção “Busca” sem a necessidade de login e senha.
AO MESTRE COM CARINHO
Quando te conheci ainda era uma adolescente descobrindo meu caminho, minha identidade negra e nestas buscas te conheci, te conheci galante, falante, sorridente no bar do marinho, ainda era na rua da república naquela garagem, onde trocávamos ideias e cantávamos musicas diversas, sempre regadas a uma ceva bem gelada ou um vinho tinto seco. Depois fomos nos encontrando pelos bares da cidade baixa e assim um dia eu que apenas escutava sua voz a noite lhe vi num show tocando sopapo.
Até então não tinha me ligado o que era o Sopapo e nem que eras um mestre, guardião desta arte. Tinha momentos que nem conversávamos, só nos cumprimentávamos e seguíamos nossos caminhos, mas já sabendo que nos encontraríamos dali a diante.
Aos poucos a gurizada também foi te redescobrindo e fazendo vídeos, entrevistas e valorizando o que a sociedade teimava em invisibilizar.
Fazedor da cultura no Rio Grande do Sul, conhecido pelos pagos da América Latina e os dalém mar, me ensinou tudo o que sei sobre o instrumento, sua origem, nossa ancestralidade e principalmente seguir com fé naquilo que acreditamos e assim seguimos.
Hoje, Olorum te chamou, o Rio Grande chorou, mas como tu próprio dizia: “NÃO ME VENHAM COM CHORO QUANDO MORRER, QUERO ALEGRIA, QUERO OS SOPAPOS TOCANDO PARA SEGUIR MEU CAMINHO”.
Mestre Giba Giba, sua persistência não foi em vão, continuas o guardião da nossa cultura afro-brasileira do sul do país espraiada pelo mundo afora e os sopapos cada vez que forem tocados terá um pouco de tua voz melódica nos ensinando que o maior valor nesta vida é preservar a memória de nossos antepassados.
Até Mestre.
Leila Negalaize
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)

![COMPARTILHE. ALÉM DE SER DE GRAÇA, VC PODE FAZER A DIFERENÇA ENTRE SIMPLESMENTE CURTIR E SALVAR UM VIDA. ╚» Canal @[127763400616986:274:Salve o Planeta] SAÚDE - APRENDA A FAZER UMA ARMADILHA SIMPLES CONTRA PERNILONGOS E MOSQUITOS DA DENGUE. Itens necessários: O que precisamos é, basicamente: 200 ml de água, 50 gramas de açúcar mascavo, 1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros. [...] Como fazer: 1. Corte a garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo: 2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa. 3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono. 4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa. 5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa. Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreram dentro da garrafa. Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa! ASSISTA AO VIDEO PARA NÃO FAZER ERRADO:http://bit.ly/11wX2X3](https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/s480x480/579881_506089212784401_1543234290_n.jpg)









0 comentários :
Postar um comentário