Cultura gaúcha se despede da Nico Nicolaiewsky

A comunidade cultural gaúcha amanheceu de luto nessa quinta-feira (06): morreu o ator e músico Nico Nicolaiewsky. O corpo do artista será velado no saguão do Theatro São Pedro, onde há 29 anos Nico interpretava o personagem Maestro Pletskava no espetáculo Tangos e Tragédias.

O secretário de Estado da Cultura lamentou mais esta perda para a cultura do estado. “Ele foi, antes de tudo, um grande músico e um grande homem de cultura. Sua trajetória mais evidente foi com Tangos e Tragédias, e seu nome sempre estará associado a esse espetáculo que encantou sucessivas gerações e que, felizmente, ficou perenizado em meios audiovisuais; mas Nico Nicolaiewsky tinha, por ele mesmo e individualmente, como músico e ser humano, um valor intrínseco e absoluto, e é essa integralidade que hoje o Rio Grande chora e enaltece”, afirmou.

Nascido em Porto Alegre em 9 de junho de 1957, Nico Nicolaiewsky começou a estudar piano aos 13 anos de idade. Em 1978 foi um dos fundadores do musical “Saracura”, que se tornou dos mais importantes grupos de música urbana do Estado.

Junto com Hique Gomez, criou em 1984 a comédia musical “Tangos & Tragédias”. A temporada de verão do espetáculo se tornou tradicional em Porto Alegre com apresentações que iniciaram em 1987 e seguiram até 2014 no Theatro São Pedro. Neste ano, por causa da doença de Nico, foram realizadas somente quatro apresentações, de 9 a 12 de janeiro.

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/02/cultura-gaucha-se-despede-da-nico-nicolaiewsky/

0 comentários :