Curso Música Popular e Política na América Latina

I. Apresentação
A música popular é um dos produtos da cultura lúdica mais importantes entre os povos latino-americanos. Não é por acaso que estudiosos como Gilberto Freyre e Georges Magnane dedicaram parte de seus estudos sobre a corporalidade desses povos. Não bastasse esse aspecto, a música latino-americana tem ainda toda uma história ligada às questões político-ideológicas em todo o continente. Para não voltarmos muito no tempo, basta observarmos a história contemporânea desse continente, especialmente a partir dos anos 60 do século XX até nossos dias, o que faremos durante o curso.
Durante as aulas usaremos recursos audiovisuais apresentando e analisando as canções mais significativas desse período. Exibiremos depoimentos dos principais personagens desse momento da nossa história, discutindo justamente as relações com o Estado e a censura. É claro que os desdobramentos da falta de liberdade para criar não ficariam circunscritos apenas à música popular. O teatro, a literatura e o cinema, entre outras manifestações artísticas, foram igualmente atingidos. Embora não seja o tema central do curso, trataremos obrigatoriamente dessa questão.

 Programa do Curso
1. A música popular brasileira e o Estado Novo
2. A canção popular no governo de JK
3. As origens da bossa nova e sua politização
4. Jânio e Jango: prelúdio dos grandes festivais
5. O definhamento da democracia e a canção de protesto
6. A volta da caserna à política e a resistência da M.P.B.
7. O exército avança e a canção emudece
8. A crise da democracia na América Latina
9. A resistência ao autoritarismo pela canção popular
10. Os casos de Argentina e Chile (I)
11. Os casos de Argentina e Chile (II)
12. A abertura política e a nova canção popular
13. Ressurge a democracia de “cara pintada”
14. A canção latino-americana deste início de século.

Docente
As aulas serão ministradas por Waldenyr Caldas, professor da ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP, onde leciona as disciplinas Realidade Sociopolítica Brasileira e Teoria da Comunicação. É autor dos livros “A cultura político-musical brasileira” (2005) e “A Cultura da Juventude: de 1950 a 1970” (2008), entre outros, além de ensaios sociológicos sobre a cultura brasileira.
Áreas de interesse
Trata-se de um curso destinado aos estudantes de ciências humanas, sociais e políticas, músicos, acadêmicos, historiadores e aos cidadãos interessados em melhor conhecer a realidade sociopolítica e cultural do nosso continente.

Serviço
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina
Horário: aos sábados pela manhã, das 9 às 12 horas
Datas: de 19 de março a 2 de julho de 2011 (14 aulas – Carga horária: 42 horas-aula)
Inscrições: no valor de R$ 250,00 (taxa única). Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária. Caso não se atinja o número mínimo das inscrições necessárias para a sua realização, o curso poderá ser cancelado (nesse caso, a taxa de inscrição será devolvida integralmente).

Horário e local das inscrições: de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo)

Saiba mais sobre o curso Música e Política na América Latina

 

0 comentários :